Nova Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Em ordem a uma maior potenciação dos recursos internos, e para melhorar os serviços aos alunos e à região, a Universidade Católica Portuguesa decidiu criar, no Centro Regional de Braga, e a partir de 1 de junho de 2015, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais. A nova faculdade é natural continuadora da Faculdade de Filosofia, fundada pela Companhia de Jesus em 1947 - a mais antiga instituição universitária da cidade de Braga e primeira Faculdade de Universidade Católica Portuguesa - e da mais recente Faculdade de Ciências Sociais, criada em Braga em 2001.

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais mantém os cursos existentes nas duas faculdades que lhe deram origem, ou seja, licenciaturas em Filosofia, Serviço Social, Psicologia, Ciências da Comunicação, Turismo, Estudos Portugueses e Espanhóis, TIC, Design e Artes Visuais e Ciências do Património Artístico e Cultural; mestrados em Filosofia, Literatura, Psicologia, Turismo, Comunicação, Ensino do Português e do Espanhol, Ensino das Artes Visuais, Património, Gerontologia e Ciências da Educação.

A Companhia de Jesus manterá a presença que possuía na Faculdade de Filosofia e apoiará a nova Faculdade, sobretudo no processo de internacionalização.

No dia 5 de junho, teve lugar, na Aula Magna, a tomada de posse do Prof. Doutor Miguel Gonçalves como novo diretor, e respetivo Conselho de Direção, da Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais.